![]() |
| Foto de Michal Balog na Unsplash |
Pesquisas da OMS e da EPA (Agência de proteção ambiental do EUA) indicam que a má qualidade do ar interno é um dos principais fatores que desencadeiam doenças respiratórias, especialmente em ambientes com baixa ventilação.
Por que o ar interno pode ser mais perigoso?
Basicamente, o problema está na concentração de poluentes. Dentro de casa o ar circula menos, e as partículas nocivas ficam presas no ambiente interno, sem que o ar se renove com os agentes nocivos circulando internamente.
Os agentes nocivos podem ser vários como os chamados COVs (compostos orgânicos voláteis), que são liberados por tintas, produtos de limpeza e etc. Poeira, mofo e ácaros são o terror dos alérgicos e também se acumula no ambiente interno. Monóxido de carbono, fumaça de cigarro ou incensos também se unem a esse grupo que prejudica a qualidade do ar interno.
Estes poluentes invisíveis presos no interior de sua casa são responsáveis por dores de cabeça, irritação nos olhos, alergias e doenças respiratórias em geral.
Como melhorar o ar de ambientes externos
Agora que você já sabe que o ar interno pode ser ainda mais poluído que o externo vem a questão: o que fazer? Não há motivo pra pânico. A boa notícia é que simples ações resolvem esse problema e devolvem a qualidade do ar para seu lar.
Veja algumas dicas.
1. Ventile o ambiente todos os dias: Abra as janelas por ao menos 30 minutos por dia todos os dias. Só isso já faz uma diferença enorme. O ar circula, elimina odores e dissipa a concentração de gases. Esse é o minimo a ser feito para melhorar o ar interno.
2. Evite produtos químicos fortes: O melhor são produtos neutros ou ecológicos. Dê preferência também aos que não tenham fragrâncias artificiais.Estes podem liberar COVs prejudiciais.
3. Mantenha o ambiente limpo: Aspiradores com filtro HEPA e panos úmidos ajudam a eliminar poeira e ácaros. Se lembre também de manter filtros de ar condicionado e ventiladores sempre limpos com regularidade.
4. Plantas purificadoras de ar são aliadas: Plantas como jiboia, lírio-da-paz e zamioculca são capazes de filtrar impurezas e naturalmente purificar o ar. Além de serem ótimas como decoração.
5. Tintas purificadoras de ar: Esse tipo de tintas são uma inovação recente. Elas contém aditivos que quebram partículas poluentes, transformando-as em substâncias inofensivas. Elas também ajudam a neutralizar odores e podem funcionar por anos.
6. Use purificadores de ar: Como já disse, prefira com filtros HEPA e carvão ativado. Eles eliminam polens e partículas. São especialmente úteis para pessoas alérgicas.
Cuidar da qualidade do ar interno é tão importante quanto se proteger da poluição nas ruas. Os ambientes internos mal ventilados, sem limpeza regular acumulam substâncias que podem ser nocivas a saúde.
Mas seguindo as dicas que demos você pode transformar o ambiente interno num local mais seguro para você e sua família e respirar um ar melhor.
Respirar bem é viver melhor. E isso começa no seu lar.
.jpg)