Ar poluído dentro de casa? Descubra como melhorar a qualidade do ar no seu lar

PcGomess
0
Foto de Michal Balog na Unsplash



Quando falamos em poluição e na qualidade do ar das grandes cidades nos vem em mente as grandes chaminés das indústrias liberando grandes quantidades de fumaça no ar ou um enorme engarrafamento em horário de pico, fazendo com que os carros inundem o ambiente de CO2. Isso com certeza afeta a saúde das pessoas. Mas você sabia que o ar dentro da suas casa pode estar até 5 vezes mais poluído que o ar externo?
Pesquisas da OMS e da EPA (Agência de proteção ambiental do EUA) indicam que a má qualidade do ar interno é um dos principais fatores que desencadeiam doenças respiratórias, especialmente em ambientes com baixa ventilação.

Por que o ar interno pode ser mais perigoso?

Basicamente, o problema está na concentração de poluentes. Dentro de casa o ar circula menos, e as partículas nocivas ficam presas no ambiente interno, sem que o ar se renove com os agentes nocivos circulando internamente.
Os agentes nocivos podem ser vários como os chamados COVs (compostos orgânicos voláteis), que são liberados por tintas, produtos de limpeza e etc. Poeira, mofo e ácaros são o terror dos alérgicos e também se acumula no ambiente interno. Monóxido de carbono, fumaça de cigarro ou incensos também se unem a esse grupo que prejudica a qualidade do ar interno.

Estes poluentes invisíveis presos no interior de sua casa são responsáveis por dores de cabeça, irritação nos olhos, alergias e doenças respiratórias em geral. 

Como melhorar o ar de ambientes externos

Agora que você já sabe que o ar interno pode ser ainda mais poluído que o externo vem a questão: o que fazer? Não há motivo pra pânico. A boa notícia é que simples ações resolvem esse problema e devolvem a qualidade do ar para seu lar.
Veja algumas dicas.

1. Ventile o ambiente todos os dias: Abra as janelas por ao menos 30 minutos por dia todos os dias. Só isso já faz uma diferença enorme. O ar circula, elimina odores e dissipa a concentração de gases. Esse é o minimo a ser feito para melhorar o ar interno.

2. Evite produtos químicos fortes: O melhor são produtos neutros ou ecológicos. Dê preferência também aos que não tenham fragrâncias artificiais.Estes podem liberar COVs prejudiciais.

3. Mantenha o ambiente limpo: Aspiradores com filtro HEPA e panos úmidos ajudam a eliminar poeira e ácaros. Se lembre também de manter filtros de ar condicionado e ventiladores sempre limpos com regularidade.

4. Plantas purificadoras de ar são aliadas: Plantas como jiboia, lírio-da-paz e zamioculca são capazes de filtrar impurezas e naturalmente purificar o ar. Além de serem ótimas como decoração.

5. Tintas purificadoras de ar: Esse tipo de tintas são uma inovação recente. Elas contém aditivos que quebram partículas poluentes, transformando-as em substâncias inofensivas. Elas também ajudam a neutralizar odores e podem funcionar por anos.

6.  Use purificadores de ar: Como já disse, prefira com filtros HEPA e carvão ativado. Eles eliminam polens e partículas. São especialmente úteis para pessoas alérgicas. 

Cuidar da qualidade do ar interno é tão importante quanto se proteger da poluição nas ruas. Os ambientes internos mal ventilados, sem limpeza regular acumulam substâncias que podem ser nocivas a saúde.
Mas seguindo as dicas que demos você pode transformar o ambiente interno num local mais seguro para você e sua família e respirar um ar melhor.

Respirar bem é viver melhor. E isso começa no seu lar. 



Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Entendi) #days=(20)

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Privacidade
Ok, Go it!