Ventilador de mesa, coluna ou parede: qual escolher para sua casa.

PcGomess
0
Foto de Chandan Chaurasia no Unsplash
Foto de Chandan Chaurasia na Unsplash


Nos dias quentes, nada melhor que um vento refrescante circulando no ambiente. Os ventiladores são aliados para refrescar a sala, o quarto ou qualquer outra parte da casa e ajudar a ficar um pouco mais frio no calor intenso.

Mas uma dúvida pode surgir ao procurar um modelo novo. Qual tipo de ventilador é o ideal para minha casa? O de mesa, coluna ou parede? 

Cada um tem seus prós e contras e a escolha correta depende do tamanho do ambiente e também o uso que você pretende dar ao aparelho. Aqui, vou tentar explicar um pouco sobre cada um, e te ajudar na hora da escolha para não errar.

Ventilador de mesa: compacto e versátil

De longe o modelo mais popular e mais prático. Com modelos que vão de 30cm até 50cm, são leves, podem ser transportados com facilidade. Em qualquer lugar que houver uma tomada eles podem ser utilizados. Essa versatilidade o torna uma espécie de coringa. Uma escolha segura em caso de dúvida. 
São ideais para uso em espaços compactos. Apartamentos por exemplo, são ambientes onde esse tipo de ventilador é uma boa escolha. Se você tem um ambiente grande eles já não brilham tanto.
Além disso, também costumam ser o tipo mais barato, podendo achar opções a partir de R$100,00.
Na escolha de um modelo de mesa, observe a potência e também o modelo da grade, pois algumas grades podem ser trabalhosas para limpar.
No uso diário, fique atento à superfície onde você apoiará o aparelho. Mau posicionado ele pode trepidar, cair e causar danos.
Outro ponto a observar é o ruído. Alguns modelos podem ser bem barulhentos. Tanto o motor em velocidades mais altas, quanto pelo próprio local onde ele estiver apoiado. Vale ficar atento a isso também.

Ventilador de coluna: altura ajustável e mais potência

O ventilador de coluna é uma opção intermediária entre o de mesa e o de parede. Ficam apoiados no chão e com sua haste regulável, é possível ajustar a altura dele, direcionado o fluxo de ar para onde você desejar. Além disso, geralmente sua oscilação é mais ampla, ventilando espaços maiores e sua locomoção entre espaços é bem mais flexível. É uma excelente opção entre o ventilador de mesa e de parede. 
Existem modelos de até 60cm, o que já oferece mais potência em relação aos modelos de mesa. E como podem ser apoiados no chão, sua flexibilidade e uso é melhor.
Essas pequenas vantagens fazem dele um pouco mais caro, mas com pesquisa é possível encontrar bons modelos com preços mais camaradas.
Já na manutenção, você terá que ter um cuidado a mais com sua base e limpeza. Mas as vantagens oferecidas compensam, já que ele pode ser usado em ambientes mais amplos, varandas e espaços onde mais pessoas precisam se refrescar.

Ventilados de parede: potencia e economia de espaço

A melhor opção quando o assunto é eficiência e ventilação de áreas mais amplas, pois estes modelos costumam ser mais potentes. Ele geralmente é a escolha dos estabelecimentos comerciais.
Ele é fixado na parede, o que faz com que não ocupe espaço, além de ventilar com mais amplitude.
Mais observe que estes modelos, como já citei, são fixados na parede, o que vai exigir instalação. E, uma vez fixados, não podem ser movidos para outros lugares com facilidade. Por isso escolha bem onde vai instalar o ventilador. 
Outro detalhe a se atentar com os modelos de parede é que costumam ser bem mais barulhentos que os de mesa e coluna.
São bons modelos para garagens, áreas de serviço, varandas gourmet e ambientes comerciais.


Dicas extras

Antes de tomar sua decisão, observe alguns pontos.

A potência: Modelos de 50W a 80W são melhores para ambientes menores. Para espaços mais amplos, prefira modelos com potência de 100W ou acima.

Ruído: Ninguém merece um ventilador barulhento na sala atrapalhando o filme, nem dormir com uma turbina no ouvido. Em alguns ambientes um ventilador mais potente e ruidoso pode té ser aceitável, mas em outros pode ser inconveniente. Observe sempre o nível de ruído do modelo que vai adquirir.

Consumo: Observe o selo de consumo e energia e dê preferência aos com selo A, que são os mais econômicos. 

Limpeza: Observe o modelo da grade e se são removíveis. Isso facilita a limpeza. Lembre-se que ventiladores limpos regularmente e com manutenção em dia tem mais vida útil e ventilam mais, como já falamos aqui.


Agora que você já sabe as diferenças entre os ventiladores de mesa, coluna e parede fica mais fácil fazer uma escolha assertiva para sua casa e necessidade. 
Que tal compartilhar este artigo com quem está procurando um modelo novo.

Aproveite para conferir outros conteúdos do TechLaridade.
Aqui você encontra dicas práticas e produtos inteligentes para tornar sua casa cada vez melhor, moderna e eficiente. 

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Entendi) #days=(20)

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Privacidade
Ok, Go it!