Mas calma! Uma boa limpeza e manutenção vai fazer a diferença, e o seu ventilador vai voltar a fazer um bom vento novamente.
Por que é importante limpar ventilador?
O ventilador pode deixar o ar mais fresco, mas sujo, ele passa a espalhar poeira onde estiver. Isso significa mais ácaros pela casa e um ar menos saudável. E para quem tem alergias isso é um péssimo cenário.
Sem contar que o acumulo de sujeira nas hélices dificulta o giro do motor, fazendo com que o gasto de energia aumente. Já o acumulo de sujeira nas grades impede uma boa circulação do ar. Tudo isso gera uma má circulação e o aparelho ventila menos.
Os seja, limpar o ventilador regularmente melhora o desempenho, economiza energia e aumenta sua vida útil.
Passo a passo para limpar o ventilador
O processo é simples. Mas observe alguns detalhes para fazer direitinho:
1. Remova o aparelho da tomada. Pode parecer óbvio, mas é bom sempre reforçar.
2. Desmonte as partes removíveis: Normalmente as grades e a hélice podem ser retiradas. Cada uma dessas partes devem ser limpas individualmente. Essas partes podem ser lavada com água e uma esponja macia. Um pincel ou escova pode ser útil para remover a sujeira em partes difíceis de alcançar como grades e ranhuras que o modelo possa ter.
3. Para limpar o corpo do ventilador, um pano levemente úmido é suficiente. Lembre-se de ter cuidado aqui. Respingos de água no motor podem danificar o aparelho.
4. Se necessário, lubrifique. Uma gota de óleo no eixo pode ajudar o giro ficar mais suave e melhorar a eficiência.
5. Montar tudo de novo: Lembre-se de só montar com as peças bem secas. Deixe tudo bem encaixado e firmes antes de ligar o ventilador.
Com que frequência fazer a limpeza?
Depende do seu uso. Se o ventilador funciona todos os dias, o ideal é limpar bem a cada 15 dias. Mas se ele fica guardado e só é utilizado nos dias mais quentes, pode ser limpo antes e depois do verão.
Manutenção que evita dor de cabeça
Além da limpeza é bom ficar de olho em alguns detalhes:
Evite ligar o ventilador em tomadas frouxas ou com adaptadores.
Tomadas frouxas geram mau contato, fazendo com que a energia não flua como deveria, podendo causar aquecimento na tomada. Isso pode derreter a tomada, provocar um curto-circuito e até mesmo um princípio de incêndio.
Além disso, o mau contato gera oscilação na rotação do ventilador e, até o faz parar de funcionar por alguns instantes, sobrecarregando o motor e reduzindo sua vida útil.
Se na sua casa há alguma tomada assim, não use nenhum aparelho nela e substitua para voltar a usar.
Já os adaptadores, também conhecidos como Benjamin ou "tês", dividem a energia de forma irregular podendo causar sobrecargas, fios superaquecidos e queima de equipamentos. O ideal é nunca ligar um ventilador neste tipo de gambiarra.
Dê preferência a extensões de qualidade, com disjuntor e selo do inmetro.
Quando não estiver em uso, guarde em local seco e ventilado, longe de umidade e água.
Com estes pequenos cuidados, limpeza regular e manutenção em dia, seu ventilador vai durar muito e sempre funcionando como novo.
Então, da próxima vez que seu ventilador não estiver fazendo vento algum, provavelmente uma boa limpeza pode resolver o problema.